espécies de tigre
11-03-2015 14:30
- Tigre-siberiano (Panthera tigris altaica): este é o maior de todos os tigres. Encontra-se em vales com costas rochosas do rio Amur, sendo que nos dias de hoje, está só numa pequena região no leste da Rússia. Abrigado por uma espessa camada de pelagem, ele enfrenta o clima gelado daquela região. A cor clara de seu pêlo ajuda-o a confundir-se com a neve e permite que ele se aproxime da sua presa sem ser notado. Ele come, basicamente, alimentos compostos de suínos selvagens, mas após diminuir o número de exemplares dessa presa, essa subespécie de tigre passou a caçar veados também. Podem também caçar outros animais, como ursos pardos, aves, peixes e répteis.
- Tigre-do-sul-da-china (Panthera tigris amoyensis): este é um dos mais ameaçados de extinção, existindo poucos exemplares ainda. Até o começo de 1960, havia aproximadamente 4000 tigres na China. No ano de 1959 Mao Tse Tung, acusou os tigres de serem uma praga, iniciando-se a partir daí uma terrível perseguição à eles. Atualmente, há apenas 59 exemplares em cativeiro, sendo que descendem apenas de 6 exemplares.
- Tigre-da-indochina (Panthera tigris corbetti): esta subespécie é encontrada no Camboja, Laos, sudeste da China, Malásia, Myanmar, Tailândia e Vietnã.
- Tigre-de-sumatra (Panthera tigris sumatrae): oriundo de ilhas cobertas por densas florestas tropicais, no sul da Ásia. Possuem um porte menor do que o comum, podendo assim, correr e esconder-se com muita facilidade. Existem, paroximadamenta, 400 a 500 exemplares, presentes nos cinco parques nacionais na ilha Indonésia de Sumatra.
- Tigre-de-bengala (Panthera tigris tigris): esta subespécie é encontrada nas florestas e savanas de Bangladesh, Butão, Nepal, Índia, Myanmar. Atualmente, é a espécie mais comum, com uma população selvagem estimada em 3000 a 4600 indivíduos, sendo que a maioria encontra-se na Índia e Bangladesh.
- Tigre-malaio (Panthera tigris jacksoni): encontrado exclusivamente no sul da península Malaia e, até 2004 não era considerada uma subespécie de tigre, sendo antes considerado parte da subespécie indochinesa. Isto mudou devido à um estudo genômico. Estima-se que haja entre 600 a 800 exemplares.
- Tigre-de-bali (Panthera tigris balica): esta subespécie está extinta e sua ocorrência limitava-se à ilha de Bali, na Indonésia. Há relatos de que o último exemplar desse tigre foi morto em Sumbar Kima, no dia 27 de setembro de 1937.
- Tigre-de-java (Panthera tigris sondaica): esta subespécie era encontrada na ilha indonésia de Java. Foi extinta na década de 1980, devido à caça e destruição de seu habitat.
- Tigre-do-cáspio (Panthera tigris virgata): tornou-se extinto na década de 1960, sendo seu último exemplar visto no ano de 1968. Era encontrado no Afeganistão, Irã, Iraque, Mongólia, União Soviética e Turquia. No século XX foi perseguido pelo governo da Rússia czarista devido à um programa de colonização da área.